Chemetics lança sistema SWIFT-LOCK para seus distribuidores ISO-FLOW.

A Chemetics apresentou na última edição da revista Sulphuric Acid Today, seu sistema SWIFT-LOCKTM.  A mais recente melhoria nos já reconhecidos Distribuidores de Calha ISO-FLOWTM, reduzindo significativamente o tempo de instalação. Este sistema patenteado é o resultado de dois anos de desenvolvimento, combinando a experiência de fabricação, capacidades de design e feedback de clientes a fim de atender às necessidades das plantas de ácido sulfúrico para melhor operação, manutenção e solução de problemas.

A Figura 1 mostra um distribuidor sendo ajustado antes do embarque.

Figura 1

.     O Distribuidor de Calha ISO-FLOWTM patenteado pela Chemetics foi introduzido no mercado de ácido sulfúrico em 2011. Estes distribuidores aproveitaram o êxito da primeira geração de distribuidores de calha da Chemetics, inicialmente trazidos para o mercado em 1992. Com mais de 25 anos de experiência de campo, o distribuidor de calhas tipo orifício da Chemetics teve sua robustez e confiabilidade comprovadas, com vantagens substanciais sobre distribuidores de concepção convencional. Apesar do sucesso, a Chemetics identificou pontos de melhora, facilitando a instalação que muitas vezes tem de ser efetuada em condições difíceis e/ou durante períodos curtos de parada. A solução foi o sistema SWIFT-LOCKTM, que torna a instalação muito simples.

Figura 2

.     O distribuidor ISO-FLOWTM com o sistema SWIFT-LOCKTM apresenta as seguintes funcionalidades:

– Fabricado com ligas de excelente resistência à corrosão ácida. Chemetics SARAMET® (23, 25,35, HT ou HT+).

– Projetado para permitir a instalação ou remoção de todos os componentes do distribuidor através das bocas de visita. A Figura 2 mostra um conjunto de tubos de quedas com geometria relativamente fixa para garantir o desempenho da torre.

– O design modular permite a remoção e substituição de qualquer componente sem a necessidade de substituição do distribuidor inteiro.

– Orifícios utilizados para controle preciso de vazão para cada tubo de queda.

– Espaçamento entre cada tubo de queda e o fundo da calha: (a) garante distribuição homogênea da vazão entre os tubos de queda e (b) permite a fácil identificação visual de bloqueio do tubo de queda através do fluxo de líquido pelo espaçamento.

.

– O formato T-Box, incluindo: um canal interno para minimizar a quantidade de tubos de distribuição; placas atenuadoras a fim de minimizar a turbulência na superfície da calha e promover a distribuição homogênea da vazão; filtros para capturar pedaços de recheio, evitando o entupimento dos tubos de queda. Esta estrutura extremamente robusta permite o suporte das extremidades da calha unicamente sobre um apoio ou no próprio casco, sem necessidade de suportes adicionais.

– O Sistema SWIFT-LOCKTM, que fornece: (a) conjuntos de tubos de queda permanentemente instalados, eliminando a necessidade de quaisquer parafusos, porcas, ou arruelas e (b) novo projeto dos filtros para captura de pedaços de recheio, com instalação e remoção mais simples (a Figura 3 apresenta uma vista superior dos filtros). A instalação ou remoção de um único conjunto de tubos de queda pode ser concluída em 5 segundos, e o tempo de instalação do distribuidor pode ser reduzido em 50% em comparação com o modelo anterior. A Figura 4 mostra uma vista lateral do sistema de fixação dos conjuntos de tubos de queda SWIFT-LOCKTM. Uma instalação segura é realizada usando apenas 10% de parafusos em comparação com o distribuidor ISO-FLOWTM original.

Figura 3

Figura 4

.

.     O sucesso de qualquer novo produto é medido pelo seu desempenho, além de sua aceitação no mercado. O distribuidor de calha ISO-FLOWTM da Chemetics é comprovadamente o modelo de distribuidores preferido na indústria de ácido, com mais de 30 unidades vendidas desde a sua introdução em 2011. O sistema SWIFT-LOCKTM foi incorporado como padrão em todos os distribuidores ISO-FLOWTM em novembro de 2016, e até o momento já foram vendidos mais de 10 distribuidores de calha ISO-FLOWTM com esta configuração. A Chemetics desenvolveu o que acredita ser o melhor distribuidor no mercado, projetado para atender às demandas operacionais e de manutenção das plantas.

Para obter mais informações, visite www.jacobs.com/chemetics.